As estratégias de Elon Musk que fizeram o X voltar a funcionar no Brasil
A rede social implementou um servidor intermediário exclusivo no Brasil, dificultando o bloqueio pelas operadoras de internet. No entanto, restringir esse servidor poderia comprometer o funcionamento de bancos e outras grandes plataformas online.
A rede social X voltou a funcionar para alguns brasileiros na quarta-feira (18) devido a uma estratégia adotada pela empresa de Elon Musk. A mudança nos servidores dificultou o bloqueio pelas operadoras de internet, permitindo que algumas pessoas acessassem e publicassem na plataforma sem o uso de VPN, apesar da ordem de bloqueio do Supremo Tribunal Federal (STF) desde agosto.
Devido a essa alteração, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, aplicou uma multa diária de R$ 5 milhões ao X. A empresa afirmou que a mudança foi necessária porque a infraestrutura que fornecia o serviço na América Latina ficou inacessível após o bloqueio no Brasil, resultando em uma "restauração involuntária e temporária" do acesso para usuários no país.
De acordo com a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), o X passou a utilizar endereços de IP ligados a servidores da Cloudflare, em vez de sua infraestrutura própria.
▶️ O QUE É IP? Trata-se de uma sequência numérica que serve como endereço de um servidor na internet. Basicamente, quando você insere o link de um site no navegador, ele converte o endereço em um IP (sigla para "protocolo de internet").
▶️ O QUE É CLOUDFLARE? A Cloudflare é uma empresa que oferece serviços intermediários entre o servidor de um site e os usuários. Nesse caso, o uso da Cloudflare ajudou o X a se tornar mais resistente ao bloqueio.
"Diferente do sistema anterior, que usava IPs específicos e passíveis de bloqueio, o novo sistema [Cloudflare] faz uso de IPs dinâmicos que mudam constantemente", diz a Abrint.
"Muitos desses IPs são compartilhados com outros serviços legítimos, como bancos e grandes plataformas de internet, tornando impossível bloquear um IP sem afetar outros serviços."
Por que o X alterou seus servidores?
Na noite de quarta-feira, o X explicou que, após a suspensão no Brasil, sua equipe perdeu o acesso à infraestrutura responsável por manter o serviço na América Latina. Para contornar o problema, a empresa optou por mudar seus servidores, o que resultou em uma restauração "involuntária e temporária" da plataforma no Brasil.
"Embora esperemos que a plataforma fique novamente inacessível em breve, continuamos trabalhando com o governo brasileiro para restabelecer o serviço o quanto antes para o povo do Brasil", afirmou a empresa.
Segundo o site "What's My DNS", a alteração foi feita apenas em um servidor localizado no Brasil. Nos demais países, o X segue utilizando sua infraestrutura própria.
コメント